Existem muitos mitos e desinformação circulando pelo mundo da musculação. Se você passar alguns meses pesquisando por informações na internet, é fácil ficar confuso. Muitos debates se tornam em guerras, e estão ativas há anos. Aqui vai algumas discussões que provavelmente nunca morrerão:
O que é melhor: low reps ou high reps ?
Treinos fullbody são melhores que divisões de 3, 4 ou 5 dias ?
Qual é o melhor tipo de treino para naturais iniciantes ?
Dropsets, giantsets e outras técnicas de intensidade são úteis ainda ?
Pergunte qualquer coisa relacionado à lista acima e o caos surgirá. Uma pessoa começará a tirar sarro de quem faz high reps e dizer que low reps é a única maneira que existe no mundo para ganhar massa muscular. Outro cara vai começar a falar que só é possível ganhar massa muscular com treinos divididos e que fullbody só serve para iniciantes.
Estes debates vão continuar infinitamente, e a maioria deles esquecem do que realmente importa. E o que realmente importa ? Que existem apenas algumas coisas “essenciais” quando o negócio é hipertrofia, como você treina, desde que esteja fazendo algo coerente, não importa tanto desde que você:
Seja consistente
Use sobrecarga progressiva
Coma o suficiente para gerar um ambiente propício para que a hipertrofia ocorra
Use os exercícios coerentes para a construção de massa muscular e força
Para expandir este conceito de coisas “essenciais” e “não-essenciais”, eu criei uma lista de 4 coisas que talvez você não saiba sobre o processo de hipertrofia. Com sorte, esta lista permitirá que você relaxe, aproveite o passeio, e foque-se mais nos mecanismos verdadeiros que trarão resultados no longo prazo.
1 – O principal erro é a falta de consistência
A maioria das pessoas não falham em ganhar massa muscular porque estão treinando errado, mas sim porque não tem a consistência adequada. Se você ver quer ficar grande e forte, você precisa treinar por anos, sem desistências. Muitas pessoas conseguem resultados sendo consistentes, mesmo tendo alguns erros na dieta ou treino.
2 – Não existe treino superior
Não perca tempo procurando o treino superior ou defendendo um como se fosse você mesmo que o criou. A maioria dos treinos com reputação, usam exercícios semelhantes. Se você se focar na dieta, sobrecarga progressiva e consistência, a maioria dos treinos vão funcionar. Portanto, escolha um treino que lhe agrade, veja se o resto está em ordem e mãos na massa.
3 – Ganhos lentos não significam e stagnação/platô
Os ganhos chegam rapidamente durante os dois primeiros dois anos de treino, tanto em força como ganho de massa muscular. Mas lentamente, a velocidade dos ganhos diminuirão, e a maioria das pessoas entram em pânico. Eles acreditam que estão presos em um platô e precisam tomar medidas dramáticas para “reiniciar” a chama dos ganhos, como se fossem voltar a ganhar como no início.
O progresso naturalmente diminui conforme o tempo passa. Isto não quer dizer que você esteja fazendo algo errado. Geralmente é o oposto. Se a maioria das pessoas registrassem os treinos no papel, veriam que estão evoluindo, ganhando repetições e carga, mas de maneira lenta. Isto é normal, não é necessário entrar em pânico por causa disso.
Platô ou estagnação é não ter progresso.
4 – Coisas “essenciais”
Existem algumas coisas essenciais para hipertrofia. Você realmente precisa de consistência, boa escolha de exercícios, dieta adequada, sobrecarga progressiva e um treino com bom-senso. Enquanto existem outras ferramentas que também podem ser benéficas para acelerar o processo, lembre-se que elas não são requerimentos obrigatórios.
Você frequentemente ouvirá pessoas dizendo que treinos negativos, super sets, rest-pauses ou certos números de repetições são “obrigatórios para ganhar massa”. Todos os tipos de técnicas avançadas são benéficos, mas isto não os torna essenciais.
Como eu sei disso e porque você deveria confiar ?
Eu treinei com centenas de fisiculturistas, utilizando os mais diversos tipos de treino que existem, e todos eles tem uma coisa em comum: todos treinam de maneira diferente.
O que isto nos diz, é que existem alguns essenciais, e além desses essenciais, o treino se torna altamente personalizado. Foque-se nos essenciais e treine baseado em suas necessidades. Estes essenciais é que são a verdadeira “mágica” e o “segredo” que tantas pessoas procuram.
Texto por Steve Shaw
Nenhum comentário:
Postar um comentário