O poder do hábito




Quando você acordou hoje, o que fez primeiro, e em qual ordem ?

Você foi direto para o chuveiro ? Olhou o e-mail ou o Facebook ?

Quando você escova os dentes ? Qual cadarço você amarra primeiro – o direito ou o esquerdo ? O que disse para a família antes de sair ?

Que rota você sempre usa para ir ao trabalho ? Você escuta sempre as mesmas músicas no percurso ?

Mora da história: somos criaturas de hábitos, e estamos sempre presos a padrões de comportamento.



Na verdade, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Duke nos Estados Unidos, cerca de 40% das ações diárias que realizamos são hábitos, e não decisões (1).

Em vários casos, esses hábitos são úteis, pois economizam energia mental. Não precisamos escolher todo santo dia como escovar os dentes, qual pé amarrar o cadarço primeiro ou coisas do tipo.

O problema é que existem hábitos mais complexos que podem surgir sem nossa “permissão”, e geralmente causam mais problemas do que ajudam.

Por exemplo, alguns estudos mostram que famílias que possuem o hábito de comer fastfood regularmente tendem a perder o controle sobre o costume. O hábito mensal eventualmente pode evoluir e se tornar semanal, que pode se tornar bi-semanal, até que a dieta se torna um lixo completo.

O mesmo pode acontecer em qualquer área da vida.

O hábito saudável de ver 30 minutos de TV por dia, pode se tornar 60, e então 120 e por aí vai. O hábito de faltar 1 dia por semana na academia, pode se tornar em 2, e de repente destruir seu objetivo.

Sem perceber, você começa a ficar para trás na faculdade e/ou trabalho; ganhar gordura indesejada; afetar o sistema imunológico; e por aí vai…

O “bom” disto, é que o poder do hábito funciona para ambos os lados da moeda.
O poder dos hábitos positivos

Criar o costume de treinar 45 minutos de forma sagrada diariamente, vai mudar seu corpo. Trinta minutos de leitura por dia, com o devido tempo, pode lhe transformar em um expert em qualquer coisa. Criar o hábito de sempre trabalhar ou estudar um pouco mais que seus colegas, pode te deixar em um patamar superior a eles.

Existem muitos conselhos melosos sobre como conquistar seus objetivos e como devemos sempre sonhar.

Isto é tudo muito bom, mas ficar apenas pensando não faz as coisas acontecerem. Nossos sonhos podem ser capazes de influenciar o que somos capazes, mas são os nossos hábitos que sempre vão determinar a vida que teremos.

Qualquer pessoa pode ficar energizada com novas metas, mas poucas pessoas conseguem se manter na rotina e lutar diariamente para chegar lá. Quinze minutos de fantasia e sonhos, podem levar quinze anos de esforço diário para serem realizados.

“Nós somos o que fazemos repetidamente” disse Aristóteles. “Então grandeza, não é um ato, mas sim um hábito”

Me mostre um mestre em qualquer área de atuação e eu lhe mostrarei um mestre do hábito – alguém que mecanicamente repete as mesmas ações positivas milhares de vezes até que finalmente é capaz de produzir algo extraordinário, seja uma habilidade, uma fortuna, uma invenção, ou até mesma uma ótima relação com outra pessoa.

Porém, controlar nossos hábitos não é tão fácil. Algumas ações estão tão enraizadas na rotina que nos tornamos escravos delas, fazendo nada para mudar a não ser obedecer.

Isto nos leva a ver como os exercícios e dieta são importantes, não só para nossos objetivos, mas para o restante da vida.
Mas como ?

Manter um corpo diferenciado nos ensina a controlar nossos hábitos – como quebrar o ruim para proteger o bom.

Não matamos os hábitos ruins com rituais de vudu, exorcismos ou algo do tipo. Você os mata construindo costumes mais importantes e que substituem os antigos.

Em vez de assistir aquela uma hora de TV a noite para “desestressar”, você faz isso com uma hora de treino pesado. Aquele horário que você costuma comer alguma porcaria gostosa, você substitui com algo saudável com proteína para atingir suas necessidades diárias de macronutrientes.

E o legal disso tudo, é que a partir do momento que você estabelece um novo padrão, ele rapidamente parece ser tão automático como o antigo, independente de quão diferente ele seja. O que fazemos repetidamente, é o que queremos continuar fazendo, seja tomar sorvete assistindo TV ou comendo ovos inteiros e treinando pesado.

Desta forma, conquistar seus objetivos na academia se torna mais fácil. Você continua fazendo o que parece ser certo. Com o tempo, estes pequenos aperfeiçoamentos de personalidade constroem algo extraordinário, até mesmo se o processo pareceu ser natural ou mais fácil do que você imaginava que ia ser.

Fazer isso, não só mostra que você pode mudar seus hábitos – que é você que está no controle – mas também mostra como sua rotina pode ser poderosa.

E isso começa a moldar outras áreas da sua vida, além da academia. Você começa a se transformar em uma pessoa diferente do comum.
O treino é só a ponta do iceberg

Muitas pessoas subestimam o tempo que leva para fazer algo que valha a pena. Eles não prestam atenção em como os hábitos serão necessários no longo prazo. Eles apenas ficam malucos para conseguir algo no começo, e geralmente desistem logo no início da jornada.

Porém, conforme você constrói bons hábitos através dos exercícios e dieta, você começa a olhar os outros objetivos de forma diferente.

Você percebe que para conseguir o que quer, é necessário construir novos hábitos, e que frequentemente hábitos antigos precisam ser substituídos. E você também percebe que o primeiro mês com os novos hábitos é o momento mais difícil, mas conforme o tempo passa estas novas ações vão ficando cada vez mais automáticas e fáceis.

Você não tem mais medo em pensar que para conquistar algo serão necessários um, dois ou três anos de trabalho contínuo.

E estes costumes criarão uma vantagem enorme em todas as áreas da sua vida.

As pessoas falarão sobre isso, mas mal saberão que você não possui superpoderes.

Ao mesmo tempo você conseguirá, através da academia, conquistar uma habilidade que poucas dessas pessoas jamais conseguirão ou compreenderão. E o melhor, tudo isso parecerá normal para você, já que você se doutrinou a sempre fazer melhor através do hábito.

Texto por Michael Matthews
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquisa rápida

facebook