Usar a pegada suicida (sem usar os polegares em volta da barra) no supino é extremamente controverso. Muitas pessoas têm medo de derrubar a barra no peito enquanto executam o exercício, algo que realmente seria muito ruim para a integridade dos seus ossos. Outros argumentam que se você não puder apertar a barra durante o exercício, você não terá o máximo de performance, pois não estará tirando proveito do efeito da irradiação (contrair fortemente um músculo gera uma melhor contração dos demais próximos). Contudo, através da experiência eu descobri que uma pegada suicida oferece algumas vantagens, uma delas é menos dores nos ombros.
Eu notei há anos que fazer supino com uma barra grossa era menos estressante para os meus ombros. Levei algum tempo para descobrir o porquê. Perguntei a vários experts sobre isso, mas nunca recebi uma resposta convincente. Hoje eu posso dizer com firmeza que eu tinha menos dores nos ombros porque a barra grossa me forçava a usar uma pegada sem o polegar (suicida).
Supino com barra grossa e pegada suicida
Ao usar uma pegada sem o polegar, você mantém as mãos em uma posição mais neutra, fazendo com que haja menos estresse nos ombros durante a descida da barra.
Mas não é desnecessariamente perigoso usar a pegada suicida ?
Eu uso esta pegada há anos, várias vezes na semana e ainda possuo mãos pequenas. Uso a pegada suicida com barras grossas (2 polegadas) e barras extra-grossas (3 polegadas), e nunca cheguei perto de perder o controle por causa da pegada. O mesmo acontece com vários clientes e atletas que eu treinei.
Não estou dizendo que acidentes não podem acontecer, mas honestamente, qualquer pessoa que tenha o mínimo de coordenação motora pode se sentir confortável com esta pegada. A maioria dos acidentes envolvendo a pegada suicida acontecem devido à má execução do exercício devido a pessoa estar usando cargas que ela não deveria estar usando em primeiro lugar.
Conclusão
Experimente se acostumar com a pegada suicida se você sente dores no ombro durante o supino. Comece leve nos três primeiros treinos, e então persista por três semanas e veja como seu corpo se comporta. Minha experiência diz que a maioria de vocês não voltarão a usar a pegada normal no supino.
Texto por Christian Thibaudeau
Muito obrigado pela dica. Eu está a mais de um ano e meio fazendo a pegada suicida, nunca tive dor. Nos últimos 2 meses fui aconselhado a fazer a pegada normal e surgiu as dores no ombro esquerdo.
ResponderExcluir