3 dicas de como treinar numa academia lotada




Escolher o horário do treino, infelizmente, é um luxo para poucos. A maioria das pessoas, devido ao trabalho e/ou estudos, são obrigadas a treinar no horário de pico, e enfrentar situações como filas para usar aparelhos, pessoas que roubam equipamento quando você vai tomar água, que não respeitam o limite do próximo ou que estão ali por qualquer motivo, menos treinar. Pensando nisto, resolvemos reunir 3 dicas para driblar os principais problemas ao treinar em uma academia lotada, e mesmo assim extrair o máximo do treino.


1 – Mude a divisão do treino

Segunda feira é o dia “oficial” do supino. Portanto, é uma mera questão de lógica saber que treinar peito na segunda em uma academia lotada, é pedir para se estressar e jogar a intensidade do treino no lixo, já que 90% dos caras também irão treinar peito, e os aparelhos e bancos de supino estarão ocupados. Contudo, a minoria das pessoas treinam pernas na segunda, e mesmo que a academia esteja lotada, é possível fazer um treino tranquilo.

Você não precisa necessariamente substituir o treino de peito pelo de pernas (apesar de ser uma ótima recomendação), mas observe quais aparelhos costumam lotar e em quais dias. Como a maioria das pessoas seguem os treinos feitos pelos instrutores, tem grandes chances das divisões serem as mesmas. Portanto, alterar estrategicamente a divisão de treinos pode ser a melhor saída para evitar o enxame de pessoas.

2 – Evite técnicas avançadas para intensidade

Técnicas como drop, super e giantsets, podem necessitar de vários aparelhos ou pesos para serem realizados. Algo possivelmente inviável em uma academia lotada, pois além de você não ter facilmente disponível todos os pesos/aparelhos que precisa, você ainda corre o risco de ter os pesos “roubados” ao virar as costas. Técnicas avançadas, apesar do nome chique, não são um requerimento obrigatório para gerar hipertrofia, portanto se você precisa treinar no horário de pico e sofre para conseguir fazer o seu bom e velho dropset, simplesmente evite-o e foque-se apenas no progresso de carga (na quantidade de peso que você levanta a cada treino). Desta forma, você estará dando todos os estímulos necessários para o músculo crescer e ainda maximizará seu tempo dentro da academia, sem esquentar a cabeça com o compartilhamento ou “roubo” de pesos para realizar essas técnicas.



3 – Tenha paciência

Se você realmente não tem outra escolha a não ser treinar no horário de pico, não adianta perder tempo com reclamações e desculpas. Só nos resta ter paciência, e aceitar que a academia é um local público e seu treino é tão importante quanto o treino mirabolante do cidadão que quer ficar gigante em duas semanas para o carnaval. Seja proativo também, leve sua própria garrafa de água para a academia, encha uma vez e economize um bom tempo que ficaria preso na fila do bebedouro. Procure um parceiro de treino para agilizar as coisas e para evitar que outras pessoas roubem seus pesos/aparelhos, enquanto um precisa se afastar. Não mate o treino em dias de chuva, pois estes serão suas melhores oportunidades para treinar sossegado em horários de pico.

Compartilhe conosco sua experiência ao treinar em horário de pico, e comente o que funcionou (e o que não funcionou) para contornar este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquisa rápida

facebook