A ideia surgiu de um estudo de 1996 feito na Bélgica, onde os cientistas sugerem que os efeitos da creatina são completamente eliminados ao consumir cafeína. Tal declaração é levada em consideração até hoje, sendo difundida como verdade absoluta por toda a internet. Porém as coisas não são tão simples assim…
O problema é que os envolvidos no estudo consumiram doses elevadas de cafeína (cerca de 400mg para alguém de 80kg) e ainda durante a fase de saturação, tendo como resultado a eliminação dos efeitos da creatina. Contudo, em outro estudo(1) envolvendo pessoas que faziam HIIT (atividade anaeróbica/aeróbica), mostrou que foi possível obter os efeitos desejados da creatina, mesmo com a ingestão de cafeína, mas que neste caso foi inferior ao estudo que gerou toda essa discussão.
Trocando em miúdos, a cafeína pode atrapalhar os efeitos da creatina, contudo somente se você ingerir doses elevadas. Não sendo necessário cortar o sagrado cafezinho do dia a dia ou tomar medidas mais drásticas como cortar completamente a cafeína da dieta.
Referências:
1 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21207054
Nenhum comentário:
Postar um comentário