10 Curiosidades sobre o Corpo Humano que você não sabia

O corpo humano, como muitos já sabem, é uma máquina incrível, responsável pela execução de inúmeros processos e milhões de reações químicas em seu interior, chegando a ser quase que impossível conhecer a totalidade de suas funções. Desde tempos antigos, o estudo da estrutura humana passou a ser intensificado e cada vez mais aprimorado por cientistas e médicos.


Na Idade Média, por exemplo, a Igreja Católica desprezava o estudo do corpo, considerando este ato profano e banal, pois acreditava ser relacionado ao pecado. Porém, com o passar dos séculos, esta crença de restrição foi se desmantelando, devido os grandes movimentos sociais e transformações provindas da globalização. Com isso, novas culturas e concepções de corpo humano foram incorporadas a sociedade, como a busca e idealização do corpo perfeito e sua compreensão como uma fantástica máquina de inacreditáveis capacidades. Contudo, devido aos grandes avanços da medicina e das tecnologias, revelaram-se inúmeras descobertas sobre o corpo humano e suas mudanças.

Vejamos, então, 10 curiosidades surpreendentes sobre o nosso corpo:


1- As pessoas ruivas naturais possuem uma mutação genética que é capaz de afetar sua habilidade cerebral de processar remédios contra a dor, como o Novocain, por exemplo. Isto deve-se a uma variação do receptor genético melanocortina-1 possuída por estes indivíduos. Portanto, ao irem ao dentista, os ruivos são mais propensos a pedirem doses maiores de anestesia.


2- Produz-se mais saliva antes de vomitar. Esta produção é um reflexo automático para proteger órgãos como garganta, boca e dentes, devido a acidez contida no estômago. A saliva, portanto, ajuda a neutralizar o ácido ligeiramente, não prejudicando o resto do seu corpo.

3- Todos os seres humanos, ao nascer, possuem 300 ossos, porém, chegam a vida adulta com apenas 206. Grande parte desta diferença tem ligação aos ossos do crânio, que são separados, e se unem com o passar do tempo.



4- Para cada quilo extra de peso, o corpo produz 20 quilômetros de novos vasos sanguíneos. Estes se tornam necessários, pois o organismo precisará de uma circulação sanguínea mais intensa para o seu funcionamento e sustentação. Isto acaba por explicar porque a obesidade causa ataques cardíacos, pois esta produção extra de vasos exige do coração mais esforço para sua circulação.  No entanto, quando se perde cada quilo de peso, ocorre o processo oposto, ou seja, o corpo absorve e desfaz estes vasos excedentes.

5- Os seres humanos são os únicos mamíferos que não conseguem respirar e engolir ao mesmo tempo. Todos os demais animais, mamíferos ou não, conseguem respirar enquanto engolem. Os humanos conseguem realizar esta façanha até aproximadamente os 9 meses de vida, quando, com o desenvolvimento das caixas vocais, esta ação deixa de ser possível.


6- O açúcar, em contato com uma ferida, tem efeito antibiótico. Curandeiros de décadas passadas utilizavam-o sobre feridas para se obter a cura das mesmas e evitar infecções. Isto é possível devido ao açúcar ter propriedades higroscópicas, que são responsáveis pela absorção da água presente no ferimento, o que serviria de combustível para a sobrevivência das bactérias.

7- O corpo humano é composto por 70% de água, o que chega a metade do nosso peso. Esta água é responsável por uma série de atividades essenciais ao organismo, como transporte de sais minerais e alimentos, condução de glicose e oxigênio para o interior das células, além de ser responsável pelo controle da temperatura corporal.



8- O intestino delgado mede de 6 a 9 metros; já o intestino grosso possui 1,5 metros, porém, é três vezes mais largo. Tudo isto se acomoda milimetricamente na parte inferior do abdome, a fim de trabalhar harmoniosamente.

9- Caso não exercitarmos o que aprendemos, acabamos esquecendo 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses. Estes resultados foram obtidos através de pesquisas que afirmam que o conhecimento adquirido permanece numa determinada área do cérebro e que, se não exercitado, o mesmo o descarta gradativamente.


10- Um ser humano adulto elimina cerca de 3 litros de água por dia através da urina, suor e respiração. Portanto, para que o organismo funcione corretamente, é necessário que se ingira aproximadamente esta mesma quantia de líquido diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquisa rápida

facebook