5 Benefícios do Café e como Usá-lo no Treino



Apesar do excesso ser contraindicado, doses razoáveis de cafeína podem trazer ótimos benefícios para a saúde e especificamente para quem treina. O café pode até ajudar quem está em fase de definição muscular/querendo perder peso, devido a sua combinação de antioxidantes e cafeína, que pode aumentar a habilidade do corpo em usar a gordura como energia.

1 – O café pode melhorar a saúde cardiovascular e diminuí o risco de diabetes. Apesar da ingestão de cafeína gerar um aumento da pressão sanguínea, ela não possuí efeitos a longo-prazo na grande maioria das pessoas.

2 – O café possuí quantidades significativas dos antioxidantes ácido cafeico e ácido clorogênico, que podem diminuir o risco de uma grande variedade de cânceres e ainda aumentar colesterol bom (HDL).

3 – Beber café aumenta a velocidade do metabolismo, desta forma você queima mais calorias e pode estimular o corpo a usar as gorduras como fonte de energia, em vez da glicose.

4 – Tomar antes do treino, independente de ser treino para hipertrofia ou aeróbico, uma quantidade significativa de café tem o poder de aumentar a performance do treino. Os benefícios são, maior explosão, mais motivação e a tendência subconsciente de usar cargas mais pesadas.

5 – O café pode melhorar o tempo de reação e concentração em todas as áreas.
Quanto café devemos tomar para extrair o máximo de efeitos ?

Esta é uma pergunta difícil, já que cada marca de café possuí concentrações diferentes, mas uma regra geral é de que uma xícara de café forte possuí de 80 a 120mg de cafeína. Com esta “dosagem” você já pode extrair os seus benefícios, mas nada lhe impede de tomar até 2 xícaras conforme o corpo vai criando resistência à cafeína.
Lembrando que o café deve ser tomado sem açúcar ou carboidratos, pois a presença dos mesmos pode cortar os efeitos em até 90%.

Para extrair os efeitos do café antes do treino, tome-o em até 40 minutos antes de ir para a academia.
Cafeína é um estimulante como todos os outros. A cafeína é um estimulante, portanto poderá perder o efeito caso o corpo crie resistência. Pessoas que tomam café o dia inteiro ou bebem refrigerantes aos litros, provavelmente não sentirão os efeitos citados acima. Se este é o seu caso, corte todo tipo de estimulante por cerca de 30 dias e então reinicie o uso usando as dicas.

Referências:

1 – Skinner, T., et al. Influence of Carbohydrate on Serum Caffeine Concentrations Following Caffeine Ingestion. Journal of Science and Medicine in Sport. 2012. Published Ahead of Print.
2 – Lopez-Garcia, E. Long-Term Coffee Consumption Associated with Reduced Risk of Total and Cause-Specific Mortality. Evidence-Based Medicine. 2012. Published Ahead of Print.
3 – Mostofsky, E., et al. Habitual Coffee Consumption and Risk of Heart Failure: A Dose-Response Meta-Analysis. Circulatory Heart Failure. 2012. 5(4), 401-405.
4 – Steffen, M., et al. The Effect of Coffee Consumption on Blood Pressure and the Development of Hypertension. Journal of Hypertension. 2012. Published Ahead of Print.
5 – Wang, Y., et al. Coffee and Tea Consumption and Risk of Lung Cancer. Lung Cancer. 2012. 78(2), 169-170.

Fontes:
charlespoliquin.com
bodybuilding.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquisa rápida

facebook